Atenção para os eixos temáticos da edição deste ano:
Normas para submissão de resumos
Para acessar o edital em PDF clique aqui
Todos
os trabalhos devem ser inscritos eletronicamente utilizando o sistema on-line
disponível no site do evento (http://jepsiufpa2018.blogspot.com/p/submissao.html).
Para a
submissão do trabalho, é imprescindível que pelo menos um dos autores esteja
previamente inscrito no evento. Não se verificando o pagamento da inscrição no
evento, o trabalho não será aceito para avaliação.
Os
trabalhos submetidos devem ser inéditos.
Serão
submetidos apenas os resumos dos trabalhos e não o trabalho completo.
Os
resumos devem conter 3 palavras-chaves e estas serão essenciais para a alocação
correta dos trabalhos selecionados.
Os
trabalhos submetidos serão apresentados nas categorias Pôster ou Comunicação
Oral. A) Pôster: ficará exposto em espaço especialmente reservado para tal, em
horário específico. Pelo menos um autor deverá estar presente durante o horário
de exposição agendado, para discutir e tirar dúvidas dos participantes. B) Comunicação Oral: neste tipo de
apresentação os trabalhos serão apresentados oralmente, por 10 minutos, em
salas com projetor de multimídia, as sessões contarão com um responsável pela
coordenação do evento. Trabalhos
inacabados, com resultados e conclusões indefinidos não serão aceitos.
Um
dos autores deverá se cadastrar no site do evento com e-mail
válido e preencher os formulários de inscrição no evento e o formulário de
submissão de trabalho.
A
identificação de autoria ou instituição de origem deve constar no formulário de
submissão, mas os avaliadores receberão os trabalhos sem acesso as fichas de
inscrição dos mesmos, para que sejam avaliados sem possibilidade de
identificação de autoria e instituição de origem.
É
necessário o preenchimento e envio conjunto do formulário de submissão de
trabalhos, pois com ele será possível identificar os resumos para avaliação.
A
língua oficial do evento é o Português em sua forma culta. Porém, também serão
aceitos trabalhos escritos na língua Inglesa quando o autor-apresentador for
estrangeiro. Erros ortográficos ou de digitação, em ambas as línguas, serão
levados em consideração no processo de avaliação.
Os
certificados de apresentação de trabalhos serão enviados ao e-mail do autor e
este deve enviar aos co-autores.
A
JEPSI não procede, sob nenhuma condição, a devolução do pagamento da inscrição
no evento. O ato de submissão do trabalho é a concordância expressa com as
regras do Evento.
A
comissão organizadora da JEPSI de forma nenhuma irá contribuir com passagens e
diárias aos autores de trabalhos aprovados, também não haverá isenção da
inscrição e não será oferecido desconto retroativo aos autores de trabalhos
aprovados.
A
JEPSI não publicará a avaliação dos resumos ou nota individual para trabalho
aprovado ou reprovado. Os trabalhos aprovados serão divulgados no site da
Jornada em uma lista intitulada Lista dos Trabalhos Aprovados.
Considerando
que os avaliadores dos trabalhos são cientistas de alto nível selecionados
pelos organizadores do evento segundo sua expertise
na área e no tema do evento, a JEPSI arroga-se o direito de não divulgar o nome
dos avaliadores e também não responderá, por e-mail e/ou por telefone, a
eventuais solicitações de recurso e contestações acerca da avaliação de um
trabalho submetido.
Sob
hipótese alguma serão remanejados os horários determinados para apresentação
dos trabalhos.
Certifique-se
de que o e-mail informado esteja correto, pois todas as informações pertinentes
à avaliação dos trabalhos submetidos e ao congresso serão enviadas para ele.
Somente
serão avaliados os trabalhos que estejam adequados às normas da JEPSI.
1.1
- CATEGORIAS DOS TRABALHOS
a) Estudo de Caso
Relato inédito de um ou mais casos
com justificada razão para exposição, como apresentações clínicas incomuns e
descrição de novo método diagnóstico ou nova abordagem científica e/ou
terapêutica.
b) Investigação
Trabalho original e inédito
abrangendo ensaios controlados e randomizados, estudos de testes, diagnósticos
e de detecção, estudos descritivos, observacionais e de intervenção, assim como
pesquisa básica.
c) Dissertação/Tese
Trabalho original inédito produto de
dissertação de mestrado ou tese de doutorado, já defendida ou concluída.
1.2 - ÁREAS DE CONHECIMENTO
Os conteúdos de cada trabalho serão
distribuídos dentre as principais áreas temáticas da JEPSI e cada área terá
uma equipe avaliadora. O critério para a definição das áreas temáticas e seus
referidos temas foi baseado em assuntos relevantes da Psicologia recorrentes em
bibliografias e eventos. Quando do preenchimento do formulário inscrição e submissão
de trabalho deve ser escolhida a área temática, observe o respectivo tema que
mais se relaciona com a natureza do trabalho. As áreas temáticas e seus temas
são:
Áreas Temáticas
|
Psicologia Clinica
|
Psicologia da Saúde
|
Psicologia da Educação
|
Psicologia Social e Comunitária
|
Psicologia Organizacional e do
Trabalho
|
Psicologia Jurídica
|
Neuropsicologia
|
Pesquisa em Psicologia
|
1.3 – FORMATAÇÃO DO RESUMO
Título: fonte
Times New Roman, tamanho 12, negrito, centralizado, espaçamento simples entre
linhas. Deixar uma linha entre o título e o nome dos autores, o autor principal
deverá ter seu nome sublinhado. O título do trabalho deve ser objetivo e
informativo, permitindo a apreciação do assunto abordado. Obrigatoriamente,
deve constar informações institucionais, de autoria e o órgão de fomento (caso
tenha) mas, estas informações serão retiradas do resumo quando enviado aos
avaliadores, de modo a ficar assegurado o anonimato durante o processo de
avaliação, sendo imprescindível que essas informações sobre autoria e
instituição estejam no formulário de inscrição e submissão de trabalho.
Resumo: fonte
Times New Roman, tamanho 12, justificado, espaçamento simples entre linhas e
sem espaçamentos adicionais entre parágrafos. NÃO poderá conter figuras,
tabelas, etc. Deixar uma linha entre o corpo do texto e as referências
bibliográficas.
Referências Bibliográficas: fonte Times New Roman, tamanho 10, justificado,
espaçamento simples entre linhas. É composta pelo título “Referências
Bibliográficas” em caixa alta e negrito, com as principais referências
utilizadas no trabalho (mínimo 3 e máximo 5), numeradas, em ordem alfabética e
digitadas de acordo com a norma APA.
O cabeçalho, anterior ao título, deverá conter os
seguintes dizeres: VII JEPSI – (RE)PENSANDO
A FORMAÇÃO DO PSICOLÓGO: DA TÉCNICA PARA O CUIDADO com fonte Times New Roman,
tamanho 11, centralizado, espaçamento simples entre linhas. Logo abaixo, do
título da Jornada, os dizeres: 30 e 31 de Outubro de 2018 - Belém, com
fonte Times New Roman, tamanho 10, centralizado, itálico.
NÃO
será aceita a inserção de figuras e tabelas nos resumos.
Os
resumos NÃO devem conter abreviaturas não uniformizadas na literatura.
Todos
os resumos são limitados ao número máximo de 500 palavras.
Resumos
em formato A4 com margens laterais, superior e inferior, de 2,5 centímetros.
O
processador deve ser o WORD, pois arquivos submetidos em outro formato podem
inviabilizar a leitura pelos avaliadores e levar à recusa do trabalho. Arquivos
em PDF, ou em outro formato que não permita edição, serão excluídos
automaticamente no início da fase de avaliação.
O
resumo deve conter: Introdução (estado atual do conhecimento sobre o tema, o
objetivo geral e os objetivos específicos, justificativa); Metodologia (métodos
de investigação utilizados no estudo, material/casuística, estatística);
Resultados (quais os achados mais relevantes); Conclusões (deve confrontar os
resultados com a literatura e incluir as limitações do estudo). Não colocando
especificamente no texto as palavras: Introdução (ou objetivo geral, objetivos
específicos, justificativa), Metodologia, Resultados e Conclusão.
1.4 – PATROCÍNIOS E APOIO CIENTÍFICO E/OU FINANCEIRO
Em
trabalhos com patrocínios, apoio científico e/ou financeiro, é recomendado
fazer menções no resumo, por exemplo: “Este trabalho recebeu apoio do CNPq.”,
“Este trabalho recebeu apoio da CAPES.”, etc. As menções, caso tenha, devem ser
feitas em frase curta e colocada uma linha abaixo do título e data/local do
congresso, com fonte Times New Roman, tamanho 10, ajustado à direita, itálico,
espaçamento simples entre linhas.
Deve
ser declarado qualquer espécie de patrocínio e apoio.
É
vedada, aos participantes do evento e autores de trabalhos, divulgação ou
distribuição de material promocional de empresas patrocinadoras.
1.5
– INSTITUIÇÃO
Informar,
no Formulário de Inscrição e Submissão de Trabalho, o nome da(s) instituição(s)
envolvidas no trabalho, sua(s) sigla(s), respectivas cidades, estados e país
(ex. Universidade Federal do Pará-UFPA-Pará-Brasil)
1.6
– AUTORES E APRESENTADOR
O
autor cadastrado deve informar o número total de co-autores: no máximo um autor
principal e até quatro co-autores.
É
necessário, no formulário, preencher o nome completo dos autores e co-autores,
a ordem dos co-autores e relacionar a instituição a que cada um pertence na
época da elaboração do trabalho.
Limitação
de autores: Cada pessoa poderá submeter no máximo 3 (três) trabalhos. Para a
realização deste controle é solicitado no formulário de submissão de trabalhos
o número do CPF do autor/apresentador do trabalho. A falta desta informação
impede a submissão do texto. No caso dos estrangeiros, vale a mesma regra de
limitação de autores, porém é solicitado o número do passaporte.
Deverá
ser utilizado um formulário eletrônico para cada trabalho submetido.
1.7
– FINALIZAÇÃO DA SUBMISSÃO
Os
trabalhos em desacordo com as normas aqui estabelecidas não serão avaliados
mesmo que submetidos.
ALERTA
AOS AUTORES: não serão aceitos trabalhos idênticos, duplicados ou incompletos,
por desatenção ou uso indevido do sistema eletrônico.
Após
o encerramento da submissão de trabalho não será mais possível
enviar/substituir o arquivo. A partir desta data, só serão aceitas correções na
grafia dos nomes ou ordem dos autores, indicação de apresentador e filiação
institucional.
No
entanto, submissão de resumos de última hora podem ficar sujeitas à congestionamentos
e, neste caso, os erros podem não ser corrigidos. Sob nenhuma condição será
aceita a inclusão ou exclusão de autor(es) após o encerramento da submissão de
trabalhos. Portanto, novamente, certifique-se de que todo o processo de envio
do resumo seja feito corretamente, com o devido autor e os devidos co-autores.
2
– PROCESSO DE JULGAMENTO E CLASSIFICAÇÃO
IMPORTANTE:
após a avaliação dos resumos, o autor responsável pela inscrição do resumo será
notificado, pelo e-mail cadastrado, da aprovação de seu trabalho para
apresentação de PÔSTER e COMUNICAÇÃO ORAL.
Os trabalhos aprovados também serão divulgados no site do JEPSI na
Lista de Trabalhos Aprovados, em até 30 dias após a finalização da submissão de
trabalhos, não de seu envio.
IMPORTANTE:
caso o autor do trabalho não tenha sido comunicado por e-mail sobre a
aprovação, em até 30 dias após a finalização do prazo de submissão, este deverá
entrar em contato imediato com a organização do evento através do e-mail da
JEPSI.
A
Comissão de Trabalhos Científicos verificará se o trabalho respeita as normas
estabelecidas e, se sim, o enviará aos avaliadores, os quais avaliarão de forma
anônima e cega, sem poder identificar os autores e suas respectivas
instituições, e de acordo com um formulário de critérios e notas padronizados,
levando em consideração critérios relacionados à originalidade, apresentação,
metodologia e contribuição científica/social.
O
trabalho será avaliado por 2 (dois) avaliadores e a nota final do trabalho
resultará da média das notas desses dois avaliadores.
IMPORTANTE:
os autores devem estar cientes de que não caberá recurso relativo ao processo
de julgamento de qualquer trabalho submetido na VII JEPSI.
3
– INFORMAÇÕES GERAIS
O
sistema eletrônico para inscrição e envio de trabalhos científicos estará
disponível no site oficial da Jornada.
Data limite para envio de trabalhos é até às
23 horas do dia 31 de agosto de 2018.
Esclarecimentos
de dúvidas sobre submissão e formulários eletrônicos podem ser dirigidos ao
e-mail da JEPSI.
As
opiniões e declarações contidas nos trabalhos submetidos são de
responsabilidade única e exclusiva de seus autores, não sendo necessariamente
coincidentes com as opiniões da JEPSI ou da Comissão Científica da JEPSI.
Será
disponibilizado no link abaixo um MODELO para elaboração do resumo, onde
constam dados e logo da JEPSI. Todos devem utilizar este modelo, pois isto será
essencial para padronização, elaboração e gravação eletrônica dos arquivos nos
Anais.
Atenção: as vagas para a modalidade de Comunicação Oral este ano serão limitadas!
Atenção: as vagas para a modalidade de Comunicação Oral este ano serão limitadas!
As submissões vão até o dia 31 de agosto!
Não haverá prorrogação de prazo.
Dúvidas entre em contato com o e-mail: submissao.jepsi@gmail.com
Dúvidas entre em contato com o e-mail: submissao.jepsi@gmail.com
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