Submissão




Atenção para os eixos temáticos da edição deste ano:







Normas para submissão de resumos


Para acessar o edital em PDF clique aqui

Todos os trabalhos devem ser inscritos eletronicamente utilizando o sistema on-line disponível no site do evento (http://jepsiufpa2018.blogspot.com/p/submissao.html).

Para a submissão do trabalho, é imprescindível que pelo menos um dos autores esteja previamente inscrito no evento. Não se verificando o pagamento da inscrição no evento, o trabalho não será aceito para avaliação.

Os trabalhos submetidos devem ser inéditos.
Serão submetidos apenas os resumos dos trabalhos e não o trabalho completo.
Os resumos devem conter 3 palavras-chaves e estas serão essenciais para a alocação correta dos trabalhos selecionados.
Os trabalhos submetidos serão apresentados nas categorias Pôster ou Comunicação Oral. A) Pôster: ficará exposto em espaço especialmente reservado para tal, em horário específico. Pelo menos um autor deverá estar presente durante o horário de exposição agendado, para discutir e tirar dúvidas dos participantes.          B) Comunicação Oral: neste tipo de apresentação os trabalhos serão apresentados oralmente, por 10 minutos, em salas com projetor de multimídia, as sessões contarão com um responsável pela coordenação do evento.  Trabalhos inacabados, com resultados e conclusões indefinidos não serão aceitos.
Um dos autores deverá se cadastrar no site do evento com e-mail válido e preencher os formulários de inscrição no evento e o formulário de submissão de trabalho.
A identificação de autoria ou instituição de origem deve constar no formulário de submissão, mas os avaliadores receberão os trabalhos sem acesso as fichas de inscrição dos mesmos, para que sejam avaliados sem possibilidade de identificação de autoria e instituição de origem.
É necessário o preenchimento e envio conjunto do formulário de submissão de trabalhos, pois com ele será possível identificar os resumos para avaliação.
A língua oficial do evento é o Português em sua forma culta. Porém, também serão aceitos trabalhos escritos na língua Inglesa quando o autor-apresentador for estrangeiro. Erros ortográficos ou de digitação, em ambas as línguas, serão levados em consideração no processo de avaliação.
Os certificados de apresentação de trabalhos serão enviados ao e-mail do autor e este deve enviar aos co-autores.
A JEPSI não procede, sob nenhuma condição, a devolução do pagamento da inscrição no evento. O ato de submissão do trabalho é a concordância expressa com as regras do Evento.
A comissão organizadora da JEPSI de forma nenhuma irá contribuir com passagens e diárias aos autores de trabalhos aprovados, também não haverá isenção da inscrição e não será oferecido desconto retroativo aos autores de trabalhos aprovados.
A JEPSI não publicará a avaliação dos resumos ou nota individual para trabalho aprovado ou reprovado. Os trabalhos aprovados serão divulgados no site da Jornada em uma lista intitulada Lista dos Trabalhos Aprovados.
Considerando que os avaliadores dos trabalhos são cientistas de alto nível selecionados pelos organizadores do evento segundo sua expertise na área e no tema do evento, a JEPSI arroga-se o direito de não divulgar o nome dos avaliadores e também não responderá, por e-mail e/ou por telefone, a eventuais solicitações de recurso e contestações acerca da avaliação de um trabalho submetido.
Sob hipótese alguma serão remanejados os horários determinados para apresentação dos trabalhos.
Certifique-se de que o e-mail informado esteja correto, pois todas as informações pertinentes à avaliação dos trabalhos submetidos e ao congresso serão enviadas para ele.
Somente serão avaliados os trabalhos que estejam adequados às normas da JEPSI.

 1.1 - CATEGORIAS DOS TRABALHOS
a) Estudo de Caso
Relato inédito de um ou mais casos com justificada razão para exposição, como apresentações clínicas incomuns e descrição de novo método diagnóstico ou nova abordagem científica e/ou terapêutica.
b) Investigação
Trabalho original e inédito abrangendo ensaios controlados e randomizados, estudos de testes, diagnósticos e de detecção, estudos descritivos, observacionais e de intervenção, assim como pesquisa básica.
c) Dissertação/Tese
Trabalho original inédito produto de dissertação de mestrado ou tese de doutorado, já defendida ou concluída.

1.2 - ÁREAS DE CONHECIMENTO
Os conteúdos de cada trabalho serão distribuídos dentre as principais áreas temáticas da JEPSI e cada área terá uma equipe avaliadora. O critério para a definição das áreas temáticas e seus referidos temas foi baseado em assuntos relevantes da Psicologia recorrentes em bibliografias e eventos. Quando do preenchimento do formulário inscrição e submissão de trabalho deve ser escolhida a área temática, observe o respectivo tema que mais se relaciona com a natureza do trabalho. As áreas temáticas e seus temas são:
Áreas Temáticas
Psicologia Clinica
Psicologia da Saúde
Psicologia da Educação
Psicologia Social e Comunitária
Psicologia Organizacional e do Trabalho
Psicologia Jurídica
Neuropsicologia
Pesquisa em Psicologia

1.3 – FORMATAÇÃO DO RESUMO
Título: fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito, centralizado, espaçamento simples entre linhas. Deixar uma linha entre o título e o nome dos autores, o autor principal deverá ter seu nome sublinhado. O título do trabalho deve ser objetivo e informativo, permitindo a apreciação do assunto abordado. Obrigatoriamente, deve constar informações institucionais, de autoria e o órgão de fomento (caso tenha) mas, estas informações serão retiradas do resumo quando enviado aos avaliadores, de modo a ficar assegurado o anonimato durante o processo de avaliação, sendo imprescindível que essas informações sobre autoria e instituição estejam no formulário de inscrição e submissão de trabalho.
Resumo: fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado, espaçamento simples entre linhas e sem espaçamentos adicionais entre parágrafos. NÃO poderá conter figuras, tabelas, etc. Deixar uma linha entre o corpo do texto e as referências bibliográficas.
Referências Bibliográficas: fonte Times New Roman, tamanho 10, justificado, espaçamento simples entre linhas. É composta pelo título “Referências Bibliográficas” em caixa alta e negrito, com as principais referências utilizadas no trabalho (mínimo 3 e máximo 5), numeradas, em ordem alfabética e digitadas de acordo com a norma APA.
O cabeçalho, anterior ao título, deverá conter os seguintes dizeres: VII JEPSI – (RE)PENSANDO A FORMAÇÃO DO PSICOLÓGO: DA TÉCNICA PARA O CUIDADO com fonte Times New Roman, tamanho 11, centralizado, espaçamento simples entre linhas. Logo abaixo, do título da Jornada, os dizeres: 30 e 31 de Outubro de 2018 - Belém, com fonte Times New Roman, tamanho 10, centralizado, itálico.
NÃO será aceita a inserção de figuras e tabelas nos resumos.
Os resumos NÃO devem conter abreviaturas não uniformizadas na literatura.
Todos os resumos são limitados ao número máximo de 500 palavras.
Resumos em formato A4 com margens laterais, superior e inferior, de 2,5 centímetros.
O processador deve ser o WORD, pois arquivos submetidos em outro formato podem inviabilizar a leitura pelos avaliadores e levar à recusa do trabalho. Arquivos em PDF, ou em outro formato que não permita edição, serão excluídos automaticamente no início da fase de avaliação.
O resumo deve conter: Introdução (estado atual do conhecimento sobre o tema, o objetivo geral e os objetivos específicos, justificativa); Metodologia (métodos de investigação utilizados no estudo, material/casuística, estatística); Resultados (quais os achados mais relevantes); Conclusões (deve confrontar os resultados com a literatura e incluir as limitações do estudo). Não colocando especificamente no texto as palavras: Introdução (ou objetivo geral, objetivos específicos, justificativa), Metodologia, Resultados e Conclusão.

1.4 – PATROCÍNIOS E APOIO CIENTÍFICO E/OU FINANCEIRO
Em trabalhos com patrocínios, apoio científico e/ou financeiro, é recomendado fazer menções no resumo, por exemplo: “Este trabalho recebeu apoio do CNPq.”, “Este trabalho recebeu apoio da CAPES.”, etc. As menções, caso tenha, devem ser feitas em frase curta e colocada uma linha abaixo do título e data/local do congresso, com fonte Times New Roman, tamanho 10, ajustado à direita, itálico, espaçamento simples entre linhas.
Deve ser declarado qualquer espécie de patrocínio e apoio.
É vedada, aos participantes do evento e autores de trabalhos, divulgação ou distribuição de material promocional de empresas patrocinadoras.

 1.5 – INSTITUIÇÃO
Informar, no Formulário de Inscrição e Submissão de Trabalho, o nome da(s) instituição(s) envolvidas no trabalho, sua(s) sigla(s), respectivas cidades, estados e país (ex. Universidade Federal do Pará-UFPA-Pará-Brasil)

 1.6 – AUTORES E APRESENTADOR
O autor cadastrado deve informar o número total de co-autores: no máximo um autor principal e até quatro co-autores.
É necessário, no formulário, preencher o nome completo dos autores e co-autores, a ordem dos co-autores e relacionar a instituição a que cada um pertence na época da elaboração do trabalho.
Limitação de autores: Cada pessoa poderá submeter no máximo 3 (três) trabalhos. Para a realização deste controle é solicitado no formulário de submissão de trabalhos o número do CPF do autor/apresentador do trabalho. A falta desta informação impede a submissão do texto. No caso dos estrangeiros, vale a mesma regra de limitação de autores, porém é solicitado o número do passaporte.
Deverá ser utilizado um formulário eletrônico para cada trabalho submetido.

1.7 – FINALIZAÇÃO DA SUBMISSÃO
Os trabalhos em desacordo com as normas aqui estabelecidas não serão avaliados mesmo que submetidos.
ALERTA AOS AUTORES: não serão aceitos trabalhos idênticos, duplicados ou incompletos, por desatenção ou uso indevido do sistema eletrônico.
Após o encerramento da submissão de trabalho não será mais possível enviar/substituir o arquivo. A partir desta data, só serão aceitas correções na grafia dos nomes ou ordem dos autores, indicação de apresentador e filiação institucional.
No entanto, submissão de resumos de última hora podem ficar sujeitas à congestionamentos e, neste caso, os erros podem não ser corrigidos. Sob nenhuma condição será aceita a inclusão ou exclusão de autor(es) após o encerramento da submissão de trabalhos. Portanto, novamente, certifique-se de que todo o processo de envio do resumo seja feito corretamente, com o devido autor e os devidos co-autores.

2 – PROCESSO DE JULGAMENTO E CLASSIFICAÇÃO
IMPORTANTE: após a avaliação dos resumos, o autor responsável pela inscrição do resumo será notificado, pelo e-mail cadastrado, da aprovação de seu trabalho para apresentação de PÔSTER e COMUNICAÇÃO ORAL. Os trabalhos aprovados também serão divulgados no site do JEPSI na Lista de Trabalhos Aprovados, em até 30 dias após a finalização da submissão de trabalhos, não de seu envio.
IMPORTANTE: caso o autor do trabalho não tenha sido comunicado por e-mail sobre a aprovação, em até 30 dias após a finalização do prazo de submissão, este deverá entrar em contato imediato com a organização do evento através do e-mail da JEPSI.
A Comissão de Trabalhos Científicos verificará se o trabalho respeita as normas estabelecidas e, se sim, o enviará aos avaliadores, os quais avaliarão de forma anônima e cega, sem poder identificar os autores e suas respectivas instituições, e de acordo com um formulário de critérios e notas padronizados, levando em consideração critérios relacionados à originalidade, apresentação, metodologia e contribuição científica/social.
O trabalho será avaliado por 2 (dois) avaliadores e a nota final do trabalho resultará da média das notas desses dois avaliadores.
IMPORTANTE: os autores devem estar cientes de que não caberá recurso relativo ao processo de julgamento de qualquer trabalho submetido na VII JEPSI.

 3 – INFORMAÇÕES GERAIS
O sistema eletrônico para inscrição e envio de trabalhos científicos estará disponível no site oficial da Jornada.
 Data limite para envio de trabalhos é até às 23 horas do dia 31 de agosto de 2018.
Esclarecimentos de dúvidas sobre submissão e formulários eletrônicos podem ser dirigidos ao e-mail da JEPSI.
As opiniões e declarações contidas nos trabalhos submetidos são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores, não sendo necessariamente coincidentes com as opiniões da JEPSI ou da Comissão Científica da JEPSI.
Será disponibilizado no link abaixo um MODELO para elaboração do resumo, onde constam dados e logo da JEPSI. Todos devem utilizar este modelo, pois isto será essencial para padronização, elaboração e gravação eletrônica dos arquivos nos Anais.

Atenção: as vagas para a modalidade de Comunicação Oral este ano serão limitadas!  



As submissões vão até o dia 31 de agosto! 
Não haverá prorrogação de prazo.

Dúvidas entre em contato com o e-mail: submissao.jepsi@gmail.com

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